Caríssimo Aiatolá, Dr. André Gusmão,

Uma vez, li que o verdadeiro valor de um professor é determinado não pelo que ele sabe, ou pela sua habilidade em comunicar o que sabe, mas pela habilidade em estimular nos outros o desejo do saber.

Nós, da LAEME, sempre tivemos muito orgulho em, nos últimos anos, não termos um professor orientador. Percebemos, com o passar dos anos, que muitos dos ditos grandes mestres da nossa faculdade, preocupavam-se não em construir o conhecimento em conjunto, coordenando nossas habilidades e vontades, e sim em ter uma audiência cativa para se fazer ouvir. Decepção, acho que essa era a palavra que definia nosso sentimento em relação ao ensino.

E, com isso, nos rebelamos. É isso mesmo. Viramos um grupo rebelde no ambiente acadêmico, rejeitando educadamente muitos daqueles que diziam querer nos orientar. E seguimos caminhando, errando, caindo, levantando, construindo nosso próprio caminho. Os meninos perdidos da terra do nunca.

Até que conhecemos nosso Peter Pan.

É isso mesmo. Conhecemos aquele menino mais velho, aquele que soube ser nosso alvo de admiração, o nosso “líder”, sem, no entanto, ser diferente de nós, crianças. Aquele que soube organizar toda nossa energia pueril, coordenando-a e nos ajudando a construir algo maior, explorando mares que antes até pensávamos desbravar, mas nos faltava uma bússola, um capitão.

E como crescemos. Não só aos nossos próprios olhos, como aos olhos, porque não, do mundo (que o diga o World Trauma Congress).

E aquele professor, que poderia ser mais um daqueles adultos tentando nos controlar, se mostrou não mais do que outra criança. E, então, aprender foi mais fácil, foi mais divertido, e passamos a construir conhecimentos juntos. Podemos dizer que finalmente encontramos aquele que estimulou em nós o desejo do saber. Aquele merecedor não do título de Aiatolá, mas de Professor. E, por isso, somos extremamente gratos.

É uma alegria muito grande para nós, poder contar com a sua amizade, disposição e injeção de ânimo com todos os seus e-mails e conversas. Muito obrigada por escolher liderar esse grupo de moleques com delírio de grandeza. Saiba que esses meninos, agora não tão perdidos, te olham com muito carinho e admiração.

Somos uma família e estamos disponíveis para ajudar no que for necessário.

Feliz Aniversário!

Faca na Caveira!

LAEME

Carta ao mestre Dr. André Gusmão pelo seu aniversário!

 

Carta ao mestre Dr. André Gusmão pelo seu aniversário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s