SBV no Hospital do Subúrbio? ✓

A LAEME tem a felicidade de informar a vocês que mais um ciclo de capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV), no Hospital do Subúrbio, foi concluído. Nos dias 25.07, 01.08 e 15.08, membros da LAEME, junto com funcionários do hospital, realizaram aulas teórico-práticas, envolvendo reanimação cardiopulmonar e obstrução de vias aéreas, em adultos e crianças.

Esse projeto começou com a idealização de Dr. André Gusmão, que acredita que “trazer o SBV para o subúrbio serve, principalmente, para mostrar que todos podem salvar vidas. Todos que trabalham como colaboradores do subúrbio tem que ter uma noção de como atuar em uma situação de parada cardíaca, porque isso pode acontecer em qualquer lugar”. Levando isso em conta, entre outras capacitações realizadas anteriormente, calcula-se que aproximadamente 100 pessoas tenham passado pelo treinamento, de diversos setores do hospital (limpeza, portaria, administração e enfermagem).

Para Roberto Regis, enfermeiro responsável por coordenar a atividade no hospital, é uma “experiência muito gratificante saber que estamos contribuindo para o crescimento de outros profissionais e saber que, no final das contas, quem vai levar a melhor vai ser o paciente. O foco principal dessa atividade é a capacitação. Ela traz o know how pro profissional, traz tranquilidade, amadurecimento.” Em concordância, Dr. Gusmão afirma que “as pessoas estão mais motivadas a serem proativas e mais seguras em tomar uma atitude e tentar trazer um resultado melhor”.

Pensando um pouco mais nas pessoas que estão aprendendo, um grande exemplo foi a Vera, do setor de limpeza do hospital, que deu uma aula de humanidade para todos que estavam presentes. Em uma das simulações, um dos seguranças que estava como aluno perguntou se ela ia querer ser salva por ele, já que ele é o segurança. “E eu acho que toda ajuda é bem vinda, entendeu? Independente de setor, de classe social. Eu levo daqui muito conhecimento!”. Ao ser perguntada sobre estar pronta depois da aula, a resposta foi simples e direta: “Com certeza! Já me sinto pronta para ajudar alguém.”

No final do curso, também, surgiu um agradecimento que emociona. A equipe afirmou que “a LAEME deu o primeiro passo para que esse projeto pudesse começar. É um grande parceiro, que está conosco em todo momento, e é muito gratificante trabalhar com esse grupo. Com essa parceria não é só o hospital que ganha, é o paciente”.

A LAEME, então, agradece a confiança do Hospital do Subúrbio, em especial de Dr. André Gusmão, em fazer essa parceria conosco, nos dando a oportunidade de aprender mais a cada novo curso, e, acima de tudo, espera que essa onda de capacitação se espalhe cada vez mais. Afinal, pode acontecer com qualquer um de nós e todos desejamos que, caso aconteça, exista alguém ao redor que saiba o que fazer.

Porque você PODE fazer MAIS do que pedir ajuda!

IMG-20150816-WA0009

IMG-20150802-WA0013IMG-20150802-WA0053

IMG-20150816-WA0057

Vera e Sena, na simulação em que ele perguntou se ela iria querer ser salva “pelo segurança”.

IMG-20150802-WA0037

Grupo do dia 01.08

IMG-20150816-WA0010

Equipe LAEME e HS do dia 15.08

IMG-20150816-WA0007

Grupo do dia 15.08

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s