EXTENSÃO

Partimos do ideal de que o contato com a prática médica e a relação direta com o paciente são fatores fundamentais e indispensáveis para uma formação acadêmica de qualidade. Diante disso a LAEME busca sempre projetos que nos permitam contato com a prática médica sem abrir mão da supervisão e convívio com profissionais competentes e comprometidos com a medicina.

Atualmente possuímos projetos com duas instituições para este fim:

Hospital do Subúrbio – Salvador

Estágio supervisionado no serviço de Emergência e Cirurgia Geral

Desde 2011 os membros da LAEME participam de atividades de estágio no serviço de cirurgia do Hospital do Subúrbio.

Sob orientação de nosso professor orientador, Dr. André Gusmão, as atividades ocorrem aos finais de semana, têm duração de 6 meses e cada ligante passa por 3 rodízios, cada um com duração de 2 meses. Atualmente, possuímos 10 vagas disponíveis e temos 6 opções de rodízios:

  • Pediatria
  • Neurologia
  • Clínica Médica
  • Cirurgia
  • Ortopedia
  • Estabilização
Membros da LAEME participando de capacitação em ACLS no Hospital do Subúrbio.

 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192

Estágio no serviço de Regulação e Intervenção do SAMU 192

Sob a orientação de nossa professora colaboradora Dra. Alecianne Braga, o projeto foi inciado no dia 14/07/2012, e envolve a participação de membros da LAEME. Antes de iniciar o estágio, todos os membros devem, obrigatoriamente, participar da capacitação para ingresso no SAMU, um curso com carga horária de 40 horas, ao qual são submetidos todos os profissionais admitidos no serviço.

O estágio segue um modelo de plantão de 12 horas nos finais de semana. Os membros ficam alocados em duplas na base do SAMU, alternando a participação na central de regulação, onde são atendidos os chamados, e na viatura de intervenção rápida, sob a supervisão constante de um médico intervencionista.

O estágio terá a duração de 6 meses (24 plantões), a contar da data de entrada do estagiário no serviço.

Membros da LAEME e Professores Colaboradores Dra. Alecianne Braga e Dr. Osvaldo Bastos, durante a capacitação para início do estágio no serviço de regulação e intervenção no SAMU192.
Membros da LAEME e Professores Colaboradores Dra. Alecianne Braga e Dr. Osvaldo Bastos, durante a capacitação para início do estágio no serviço de regulação e intervenção no SAMU192.

Outras ações realizadas:

Entendemos que a Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.  Portanto, além das atividades supracitadas, desenvolvemos algumas outras:

  • Capacitação em Primeiros Socorros no SAMU 192;
  • Capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes de medicina e de outras áreas de saúde da UFBA;
  • Capacitação em SBV para funcionários do HEMOBA;
  • Capacitação em SBV para funcionários da COELBA;
  • Capacitação dos funcionários do Hospital do Subúrbio;
  • Capacitação dos funcionários do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS);
  • Participações em cursos de ATLS e PHTLS do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS);
  • Participação no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar;
  • Participação no Maio Amarelo;
  • Participação no Dia do Bem estar global.

Atividades Encerradas:

SAMU nas Escolas 

Iniciado em 2009.2, o SAMU nas Escolas é um projeto organizado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192) e que conta com a participação dos membros da LAEME como instrutores. O objetivo desta atividade é capacitar crianças e adolescentes do 8º e 9º anos de escolas públicas para eventuais situações de emergência. Além do treinamento em Reanimação Cardio-Pulmonar (na modalidade hands-only), realiza-se uma atividade educativa sobre a função do SAMU e o papel prejudicial dos trotes na atividade do serviço. A abordagem é feita tanto no campo teórico quanto no prático, no qual as crianças treinam as compressões cardíacas em manequins (mini-anne da American Heart Association). Este treinamento é feito de maneira lúdica e divertida, de forma que as crianças assimilam as mensagens de uma maneira muito mais fácil.

O projeto SAMU nas Escolas está em processo de expansão para incluir no programa o reconhecimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) para as escolas futuras, dada a incidência e impacto destas emergências na população. Ainda, futuramente, deve englobar escolas privadas.

SAMU nas Escolas - Cartaz
SAMU nas Escolas – Cartaz
SAMU nas Escolas no Diário Oficial do Município de Salvador
SAMU nas Escolas no Diário Oficial do Município de Salvador
Samu nas Escolas - Finalização da 1ª Etapa - DOM
Samu nas Escolas – Finalização da 1ª Etapa – DOM
Samu nas Escolas
Samu nas Escolas
Samu nas Escolas
Samu nas Escolas
Samu nas Escolas
Samu nas Escolas
SAMU nas Escolas
SAMU nas Escolas

Estágio no HGE – Serviço de Cirurgia Vascular

O estágio em Urgência e Emergência em Cirurgia Vascular no Hospital Geral do Estado (HGE) teve seu início no período de 2008.2 , através da iniciativa do acadêmico Iuri Neville. Com o objetivo de inserir os residentes da Cirurgia Vascular no contexto da urgência e emergência, o coordenador da residência em Cirurgia Vascular, Dr. Ronald Fidelis, ampliou a carga horária destes residentes no hospital de referência em trauma da cidade e enxergou neste momento uma excelente oportunidade para que estudantes interessados neste tema pudessem vivenciar um pouco a realidade da emergência vascular no serviço público.

O estágio ocorria em períodos de 6 meses, em turnos semanais fixos de 12 horas, todos os dias da semana (dias úteis, plantões noturnos; e sábados e domingos, plantões diurnos e noturnos). A equipe da cirurgia vascular era composta por um preceptor, um residente e dois internos, os quais poderiam ser membros da LAEME, da Liga do Trauma (LT-EBMSP) ou, posteriormente, da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular (LACIV).

Além da carga horária prática, o estágio apresentava atividade teórica obrigatória que consistia em aulas com temas da emergência clínica e trauma vascular. Estas ocorriam toda última quarta-feira do mês, no auditório do HGE.

Até o momento, três turmas concluíram o estágio: 2008.1, 2008.2 e 2009.2.